FB_IMG_1440627692743

É para que lado, UEFA?!

por 27 de Agosto de 2015O Sporting lá fora, Os textos do Damas0 Comentários

“As fotos não mostram a realidade dos lances, na primeira é mão na bola ou na cabeça do jogador???? Na segunda é o guarda redes que cai para cima do atacante ou é o contrario??????”

Basicamente, esta é a frase vencedora da noite do prémio MATA ANTES QUE PONHA OVOS! Confesso que tenho andado alienado de letras embora exista o efeito contrário na parte dos pensamentos, nestes últimos tempos. A minha atual fase profissional tem-me exigido muito tempo e custa-me trabalhar teses que não tenham sido já batidas e rebatidas. Eh pá, mas depois do jogo na Rússia há aqui uma intolerável gota de água que me faria dar voltas no túmulo se por lá houvesse Wi-Fi. Foda-se, aconteceu outra vez!

Escolhi especificamente aquela expressão inicial pois deambulava entre comentários verde e brancos a uma publicação do João Mário após o jogo contra o CSKA. Já se sabe que quando o Sporting passa por uma fase de favorecimento positivo no terreno de jogo originam-se espontaneamente ilustres letrados do nada a apontar o dedo gracejando o “Então e agora não se queixam?!” mas quando nos privam de vários milhões de euros e nos dão um xuto no cu em tom de adeus para fora da maior competição de clubes mundial já afinam o coro do “Lá estão vocês a queixarem-se outra vez! Joguem mas é à bola…”

Basta ter 2 dedos de testa para ver que uma das principais notícias da actualidade europeia no futebol é o fator Valência. Vou contrariar um bocadinho o prémio português de ter 3 vagas da Champions nos dias que correm mas o inédito aconteceu com a sobrevivência dos espanhóis no Mónaco e pela primeira vez na história há um país com 5 representantes na liga dos campeões. Um orgulho europeu saber que equipas do meio da tabela estão entre os melhores dos melhores enquanto que campeões nacionais de outros países têm de dar ao chinelo para lá entrar. Os mesmos serão os mesmos até que alguém decida deixar entrar um participante novato e inexperiente para assim contar estórias do tipo Secret Story e, assim, vender mais notoriedade a fofoqueiras cor de rosa.

Agora deixar entrar um clube que vira as costas ao petróleo europeu, assobia ao hino da competição e faz barulho por ter perdido um jogo importante contra o Schalke em condições que toda a gente deveria entender ao nível supremo de compaixão, já é capaz de não ser tão agradável para os olhos dos barões do monopólio. Pode então dividir-se o truque de magia por 2 jogos desta vez e fazer o mesmo que se fez há menos de um ano. Uns chamarão de corrupção, outros de distração ou incompetência de terceiros.

É que já me estava a habituar a que os lampiões se sentissem mais relaxados por serem o clube dos 3 grandes a menos explicações terem que dar aos adeptos em caso de não ganharem o campeonato, ou de os fruteiros se sentirem mais pressionados que nunca por terem consumado vendas inflacionadas sem terem ganho nada e agora terem de fazer números com jogadores mais carentes de progressão futura. Só saem à rua depois dos jogos do Sporting e mesmo com os deles passou a ser xixi e cama sem passar pelo Facebook. O CSKA entrou na fase de grupos e o Sporting jogou uma merda na segunda parte. Para eles o motivo foi esse…