sporting-taca-de-portugal-2015_oy2z0w3phsdg1kxj2ijueymne

Dia de aniversário

por 1 de Junho de 2015À saída do estádio, Os textos do Damas0 Comentários

O dia da final da Taça de Portugal coincidia com o dia de aniversário do irmãozito da minha namorada.
O convite para ir levar uma prendita ao miúdo de 13 anos foi o pretexto para conhecer “oficialmente” a família da rapariga, o pai, o avô patriarca, a avó religiosa, a tia opinativa e nariz empinado.
Em casa de benfiquistas mas com a cumplicidade da mãe da rapariga (que já conhecia, simpática) à hora certa, 17h, a tv da cozinha (que o ecrã gigante da sala estava ocupado noutras novelas) ligou-se para o canal 1 e ficámos a um canto da cozinha eu, a respectiva, excepção leonina ao benfiquismo da família e a melhor amiga dela, embora benfiquista.

O jogo começou com nervoso, ainda antes dos golos. Para acalmar os nervos, a namorada foi trazendo minis do sogro (fomos alternando Sagres e Super-Bock), amendoins e caju para roer em vez das unhas.
Como a passagem para o exterior se fazia pela cozinha, a hoste encarnada, embora pouco dada a futebóis, foi-se recordando que havia jogo dos rivais.
O patriarca avô ordenou que se mudasse de canal lá na sala, mas eu não abandonei o meu posto. Não sei se já tínhamos sofrido algum ou ambos golos, mas é facto é que não me mexi do sítio.
A voz trovejante do patriarca avô ecoava na cozinha a comentar o desempenho do Nani. Soube depois que apesar de benfiquista, é fã do 77 leonino.
Com a tragédia leonina a desenhar-se, cada um dos convivas ia desfilando com um sorriso trocista. Alguns, fazendo questão ou casualmente porque iam buscar qualquer coisa à cozinha, iam informando que eram bracarenses desde pequeninos… Meti cara séria perante as provocações. E perante as faltas duras que não levavam o correcto cartão amarelo. Se o encosto de ombro do Cedric mereceu vermelho para o Marco Ferreira, porque raios é que as canelas leoninas eram alvos a abater sem castigo? Mais uma mini. Já não há amendoins? “Braaaagaa!", diz alguém.
Uma senhora elegante, amiga da sogra, benfiquista ferrenha, mas vem de tempos a tempos dar um apoio. É só um jogo. Eu levo aquilo demasiado a sério.

É curioso, mas as sms de compaixão que recebo são de benfiquistas amigos. O Salvador terá tido mais olhos que barriga ao afirmar que são 6 milhões...

Intervalo, alivianço da bexiga. Respirar fundo. Um puto revela que era do Sporting, mas que não ganhavam nada e mudou. Ainda bem. És material para o Benfica.
As pessoas comentam que é só um jogo. Paciência. Mas que são do Braga desde pequeninos. O patriarca afirma que o Nani hoje não está lá.

Segunda parte, canta-se os parabéns. Sou o tipo que está na ombreira da porta para a cozinha a mexer os lábios de olho posto na tv. Acho que a família me observa. Talvez não…
De regresso sozinho à cozinha e é golo! Golo! Punho no ar! Será possível que ainda…? Não. Se calhar, não. Mas já mostrámos que talvez sem a expulsão forçada do Cedric…
Com o golo do Montero, a amiga da mãe vem ao meu cantinho e dá um abraço. Sorrio e respondo que ainda vai voltar outra vez à cozinha. Mas, sinceramente, mais verbo que crença…
Estou em pé. Quem passa por ali comenta que daqui a nada entro em campo. As minis caem quase a penalty.
Passes longos agora, não, caralho! Calma! Olha, apanhou-a! Oi! Oi! GOLO! GOLOOOOOOOOOO! GOLO, CARALHO!!!! (escuto um “eish!” meio desanimado da sala)
A namorada vem e confirma a cena. Que mau aspecto, um gajo aos berros na cozinha…
A amiga benfiquista da sogra volta com um grande sorriso para outro abraço. Está genuinamente feliz por mim. Eu bem lhe disse que você ia ter que voltar!
Prolongamento e os que estavam mais longe na quinta iam regressando a casa e ficam surpreendidos: "Mas não estava 2-0??" Ah, pois é bebés!
Penaltys já na companhia da namorada e da amiga. Patrício coxeia. Ganhámos!
No fim da coisa, antes de querer regressar ao centro da cidade para a festa, tenho uma palavrinha de desculpas aos donos da casa. Talvez me tenha excedido, para perdoarem qualquer coisinha.
Um homem sem paixões não é um homem. E eu sou duas, a filha deles e o Sporting Clube de Portugal.
Não sei que tipo de impressão causei, mas talvez seja melhor adiar o eventual casamento…