j

Análise à jornada: “ressaca”

por 14 de Maio de 2015Hoje é a tua vez0 Comentários

Na “ressaca” da extraordinária conquista da Taça CERS, jogou-se a penúltima jornada do campeonato nacional de hóquei patins, na qual conquistámos mais uma vitória. Vencemos em casa a AD Sanjoanense, pela margem mínima: 3-2.

Um jogo bem disputado, mas nem sempre bem jogado, o Sporting CP levou a melhor, onde a qualidade dos leões sobressaiu. Após a grande conquista de há uma semana, “a mudança de chip” era complicada, contudo necessária.

Na primeira parte o Sporting CP chega à vantagem a poucos segundos do intervalo, contudo com inúmeras oportunidades para abrir o activo durante todo o primeiro tempo. A intensidade por parte do Sporting CP foi baixa em alguns momentos, explicada em parte pelo enorme desgaste físico a que os leões foram submetidos na final four da Taça CERS.

Na segunda parte, o jogo manteve a mesma toada, onde nem sempre o bom hóquei foi aplicado, num jogo partido, onde não tivemos a capacidade para pautar o jogo a nosso favor e assumir o seu controlo, em especial quando chegámos ao 3-0 a cerca de 12 minutos do fim. Devido a esta incapacidade, permitimos a redução da desvantagem da AD Sanjoanense até ao 3-2 final. Um resultado enganador devido às inúmeras oportunidades de golo desperdiçadas pelos leões.

Após este resultado, encontramo-nos na quinta posição, com 48 pontos, menos um que o terceiro (AD Valongo – 49) e o quarto (UD Oliveirense – 49).

A uma jornada do fim estamos perto de garantir uma vaga na liga dos campeões da próxima temporada (vaga essa, que é assegurada no nosso campeonato entre o primeiro e o quarto classificado), cumprindo assim, um dos objectivos propostos no início da época 2014/2015, neste primeiro ano como modalidade oficial.

A juntar a este objectivo por cumprir, temos já a conquista europeia da Taça CERS, assim como a disputa da final four da Taça de Portugal, contudo, ainda não é tempo para balanços, pelo que o foco deve estar na próxima jornada do campeonato.

Nesta última jornada, o terceiro classificado (AD Valongo) irá visitar o segundo classificado (FC Porto), num jogo, onde esperamos todos, que os “ares do Porto” não conspirem, para que o AD Valongo assegure o terceiro lugar (visto o FC Porto, já ter assegurado o segundo lugar).

O quarto classificado UD Oliveirense, irá receber o OC Barcelos, num jogo que se prevê equilibrado, todavia, com favoritismo para a equipa da casa.

Como tal, espera-nos lutar por uma vitória em casa da Juventude de Viana, num jogo que não se avizinha fácil para a turma de Alvalade. Para esta jornada, e para ambicionar chegar à champions, temos obrigatoriamente de trazer uma vitória do norte, e esperar por terceiros e quartos, numa conjugação de resultados que só nos interessará:

– FC Porto ganhar ou empatar com AD Valongo (terceiro classificado)

– OC Barcelos ganhar ou empatar com UD Oliveirense (quarto classificado)

Ao leão apenas a vitória interessa se sonha subir na tabela, e garantir assim a champions da próxima temporada. Resta-nos esperar pela próxima jornada (16-05-2015), e lutar para que o leão vença mais uma “final”.

Stickada de leão! 

 

Nota(O João, deixou de ser João. Agora é: “Stickada de Leão!”. E vai passar a escrever n´As Redes do Damas, alguns textos sobre os bravos leões do Hóquei em Patins.)