unnamed

Os magníficos regressaram!

por 13 de Setembro de 2014Mão Verde, Os textos do Damas0 Comentários

Os suspeitos do costume estão de volta. O campeonato de andebol começou no fim de semana passado e sem surpresas vencemos na primeira jornada o recém chegado Santo Tirso no pavilhão do Casal Vistoso, ainda uma das nossas casas até construirmos a muralha verde que a Missão Pavilhão irá tornar realidade.

Falar do resultado alargado até parece coisa fácil, os 35-25 espelham a grande diferença em termos de qualidade dos visitantes para os visitados mas os 18-15 ao intervalo não espelharam na realidade o valor real do andebol que se jogou. Numa fase precoce da época notam-se ainda algumas falhas a corrigir para todos os conjuntos e algumas perdas de bola da parte leonina na vertente ofensiva fizeram com que o resultado não engordasse mais cedo na partida. Meros detalhes que estarão certamente mais inofensivos ao longo do campeonato.

Na história do jogo ficam então os 9 golos de Pedro Portela e 8 para Pedro Solha, os mesmos que o melhor marcador do adversário. Destaque também para o regresso do nosso pilar defensivo Bosko e para a forte prestação do nosso guarda-redes Ricardo Correia que, quando chamado a substituir Candeias nos livres de 7 metros, teve tanto de vontade como de eficácia. Foi muita! Já na altura do início da segunda parte, chegado o resultado de 18-17, calcámos o acelerador e daí por diante o adversário marcou mais 8 golos enquanto que nós marcámos 17, o que fomentou o resultado final mais alargado.

Para o segundo jogo do campeonato já teremos o primeiro derby da época ao recebermos o eterno rival lisboeta para um duelo de fogo. Hoje mesmo, dia 13 (que também poderá ser  visto no nosso canal favorito, às 17h00), será posta em causa a liderança do campeonato e sabemos que temos fortes hipóteses de levar por vencido o jogo visto que já ganhámos ao Benfica há bem pouco tempo, no Torneio Internacional de Viseu. Vamos ter ainda alguma margem para preparar uma nova participação na EHF Cup onde vamos já ter os primeiros jogos de qualificação em meados de Outubro e iremos encontrar-nos com os eslovacos do HC Sporta Hlohovec ou com os turcos do Bursa Nilufer BK. Até aqui a equipa da Eslováquia leva uma vantagem de 10 golos do primeiro jogo. Dia 13 de Setembro já saberemos e estaremos preparados para quem vier.

Por último faço desde já um pequeno reparo à SportingTV. No decorrer do jogo foram algumas as quebras de transmissão o que fez com que o “disfarce” fosse feito com anúncios. Sendo uma pessoa verde por fora e por dentro não me canso da repetida publicidade para todos nos tornarmos sócios mas no meio de um jogo onde a emoção vai ao rubro… há algumas coisas em que não nos sabe bem parar a meio. Esta é uma delas! Certamente que se vai melhorar este minúsculo problema o que faz com que tenha de aproveitar o momento para pedir uma alargada disponibilidade de ângulos de gravação quando o pavilhão se erguer. Com câmaras a cobrir os cantos do piso (para ver golos das pontas por exemplo), ou em momentos chave do jogo ter acesso a jogadas e passes maravilhosos em slow motion a espectacularidade de uma modalidade sobe muitos patamares. Não o posso exigir num pavilhão que não é o nosso mas posso pedir enquanto o super-projecto está em cima da mesa. Apenas é um “docinho” de um adepto super interessado para quando não tivermos de andar com a casa às costas.