SportingxPorto

Hoje, é dia de caça ao dragão!

por 26 de Setembro de 2014Hoje é dia de Sporting0 Comentários

Finalmente, é sexta-feira. Desde o fim do jogo em Barcelos que se  esperava e desesperava por este dia. Depois do KitKat que demos ao Gil Vicente, a malta queria era que chegasse rápido o próximo jogo para não deixar “arrefecer” a vista.  Ainda para mais, com o bónus de ser um clássico e de termos a oportunidade de ultrapassar um rival na tabela classificativa. Cenário este, que na cabeça e na boca de muita gente, parecia ser já impossível depois do jogo com o Belenenses, no entanto, é muito provável que deixemos já hoje para trás um dos concorrentes directos. Claro que não vamos entrar em euforias excessivas em caso de vitória, estamos apenas na sexta jornada e há ainda muito para jogar, mas é importante dar continuidade à boa prestação do passado fim-de–semana e ganhar toda a moral possível para o embate com o Chelsea de Mourinho da próxima terça-feira.   

Ainda que durante a semana se tenha ouvido falar muito num galo de Barcelos enfraquecido – que jogou sem os centrais titulares, que foi preciso um jogador da casa ser assistido fora das quatro linhas para marcarmos os dois primeiros golos, etc, – a verdade é que vimos o Sporting a jogar bom futebol, com jogadas bem construídas e objectivas, onde a classe do meio campo fez toda a diferença em relação aos anteriores jogos disputados, muito (100%) graças à inclusão de João Mário no onze titular. E claro, com uma eficácia tremenda onde praticamente os dois primeiros remates dão em golo, coisa que ainda não nos tinha acontecido esta época (azares não duram para sempre). Os três pontos caíram que nem ginjas, mas mais do que isso, a exibição e o resultado volumoso podem muito bem ser a chave para abrir a porta das vitórias e dos golos que tanto nos têm escapado.

Mesmo com Marco Silva a rejeitar qualquer tipo de favoritismo devido ao facto de ser um clássico, a história diz-nos que em Alvalade mandamos nós e basta olhar para os números para comprovarmos isso mesmo. Em 80 confrontos já disputados entre as duas equipas no reino do Leão, 43 foram vitórias e apenas 19 terminaram em derrotas. Os deuses das estatísticas estão claramente a nosso favor. Aliás, eu diria mesmo que temos o Olimpo inteiro do nosso lado. O "Deus" Nani que, de forma alucinante tem vindo a crescer jogo após jogo, está de pé quente e acredito que esteja cheio de vontade de fazer mais um golo esta noite. Estás à vontade miúdo, nós encarregamo-nos de festejar e de gritar o teu nome com a emoção e o orgulho de sempre.  O "Deus" Slimani, parece já ter agarrado (e com justiça) o lugar na posição de homem golo, depois de ter marcado na Luz e em Barcelos, vai certamente querer repetir a dose e relembrar a sensação de marcar um golo aos azuis e brancos. Carrillo, parece (finalmente) estar a afirmar-se como um dos melhores na sua posição a jogar em Portugal, sabemos que qualidade e capacidades não faltam ao peruano, e conta já com 3 golos marcados até este momento, créditos mais do que suficientes para o fazer entrar no onze inicial. Adrien, o Zeus de Alvalade, vai certamente pegar no jogo e fazer dele aquilo que bem entender, a sua vontade é divinal e a sua qualidade é inspiradora.

E João Mário? A mais recente estrela a brilhar no Olimpo, depois do que deu à equipa no domingo passado, terá afastado André Martins da titularidade e assumido a responsabilidade, perante todos nós, de pegar no jogo ofensivo da equipa e dar-lhe o pozinho mágico que estava a faltar. Com William Carvalho a segurar as pontas no meio campo defensivo da forma como só ele sabe fazer, fica assim reunido um meio campo de luxo, e é mesmo este o termo certo, de luxo, para encostar o dragão às cordas e disferir duros golpes que certamente vão resultar em golos. A ajudar, esperamos todos contar com uma defesa forte e coesa (Maurício,estás aí?), com a inclusão de Jonathan Silva, que apesar de ser ainda uma incerteza, por aquilo que mostrou contra o Gil, parece-me ser claramente melhor aposta do que Jefferson neste momento. E claro, com o Deus Patrício na baliza, a defender o possível e o impossível, não poderíamos estar mais tranquilos quanto à protecção das nossas redes de possíveis desagrados.

Prognósticos?  3-0! Slimani, Nani e Carrillo, um golo para cada homem da frente. Não tendo que ser necessariamente nesta ordem, claro. Às 20:30 do dia de hoje, está aberta a caça ao dragão. "Let the killing begin".

 

Sporting, tu vais vencer.