shika

“Aos seus lugares”, “prontos”, “partida”!

por 10 de Julho de 2014Hoje é a tua vez, Os textos do Damas0 Comentários

Estamos em pleno mês de Julho, o mundial do Brasil ainda decorre, o Mundo espera ansiosamente por ver o nascimento do novo campeão no berço de Maracanã. Será Argentina? Será Alemanha? Terá um ritmo de tango ou a trucidante máquina germânica voltará a atacar?

Após a eliminação precoce de Portugal, as questões que procuram resposta dentro de mim passaram a ser outras. Será que William fica? E este Tanaka, será que vai pegar de estaca? Irá Ryan Gauld fazer jus ás comparações feitas com o meaestro Leo Messi?
Pois bem, tudo isto é ainda uma grande incógnita. As opiniões já circulam por todo o lado e variam bastante quanto às transferências até agora realizadas. Tenho lido atentamente comentários um pouco por todo lado e fico um pouco estupefato quando vejo camaradas Sportinguistas julgarem jogadores que ainda nem sequer vestiram a camisola. Querem fazer rolar cabeças muito antes de começar a rolar a bola. Eu, pessoalmente, não gosto de comentar em demasia novas contratações antes de ver o necessário para poder formar uma opinião, já o fiz e já mordi a língua várias vezes por o ter feito e já criei expectativas que muitas vezes vieram a sair furadas.

Estou ansioso para que comece a próxima época, sinto confiança, sinto que somos capazes de fazer ainda melhor do que na época anterior, sinto que este ano vamos regressar aos títulos. Já o podíamos ter feito na época anterior a meu ver…

Com Marco Silva a comandar as tropas, e uma equipa motivada e reforçada, cedo iremos mostrar que estamos mais fortes do que nunca e que queremos vencer. Segui com alguma atenção o percurso de Marco Silva no Estoril, sou um admirador do seu trabalho e acredito que o sucesso da equipa da Amoreira nestas ultimas 3 épocas se deve em grande parte ao seu trabalho. Sempre disse que este era um dos melhores treinadores portugueses da actualidade e que o futuro lhe reservaria um enorme sucesso, agora mais do que nunca é isso que desejo para ele. Era o melhor treinador que poderíamos ter contratado após a saída de Leonardo Jardim. Acredito que a sua vontade de vencer é tão grande como a nossa. O novo treinador Marco Silva referiu na sua apresentação que estava preparado para o desafio e eu acredito que sim. O plantel ainda não está fechado, podemos ainda ver sair jogadores que têm um peso importante na equipa, William, Rojo e Slimani são os nomes que mais temos visto ser associados a outros clubes.

Eu sinceramente espero que eles fiquem. Seria importante, a meu ver, manter jogadores que são importantes para a estrutura da equipa, William foi um verdadeiro “boss” na época anterior, Rojo evoluiu muito com jogador e como pessoa desde a sua chegada a Alvalade tornando-se um jogador imprescindível e Slimani que mostrou ser um jogador decisivo para nós, confirmou no Brasil pela Argélia, aos olhos de todo o Mundo, que é um jogador de classe mundial.

Para a nova época devemos manter a filosofia da época anterior, jogo a jogo, somar 3 pontos, encarar cada jogo como uma final e em cada uma delas dar tudo o que temos. Com a participação na Liga dos Campeões, sabemos que o desgaste será maior, terá de haver mais sacrifício, mais vontade, teremos de saber gerir melhor o nosso esforço para nos mantermos vivos em todas as frentes. Tudo o que fizermos de bom na Champions será bem vindo, a própria presença só por si já é um enorme orgulho. O nosso objectivo passa pelo campeonato nacional, tem de passar. Depois de um segundo lugar que acabou por saber a pouco devido a tudo o que fizemos, penso que agora mais do que nunca as condições estão reunidas para festejarmos o tão desejado titulo. Espero que não sejamos prejudicados durante esse caminho, que acabem de uma vez por todas as arbitragens duvidosas para que possa ser uma luta justa e verdadeira, somos o Sporting Clube de Portugal e exigimos ser respeitados. Nas taças de Portugal e da Liga vamos ser fortes candidatos, não tenho qualquer duvida quanto a isso e espero que desta vez o Sporting possa depender apenas de si próprio para atingir os seus fins.

O tiro de partida está marcado para dia 17 de Agosto em Coimbra, vai parecer uma eternidade este tempo de espera, a vontade de ver a turma de Alvalade jogar aumenta a cada dia que passa. Tenho boas recordações de Coimbra, estava nas bancadas da ultima vez que visitámos a cidade dos estudantes e espero que o resultado possa ser igual. Era importante entrarmos com o “pé direito” e iniciar da melhor forma aquele que todos esperamos que seja o 19º campeonato da nossa história.
Sporting, tu vais vencer!