• Slavchev2

Corações com dono

por 27 de Maio de 2014O Sporting lá fora, Os textos do Damas0 Comentários

Dizem que o Manchester United virou as atenções pela centésima vez para o William Carvalho. Agora que falhou a contratação do Kroos, os ingleses voltam à carga. Ao saber isto já ninguém acha estranho até porque se não for o United algum outro clube irá bater na cláusula do jovem gigante, quando simplesmente se fartar de tentar poupar trocos (sinónimo: alguns milhões no que toca a colossos europeus).Já me preocupo muito menos com isso porque conseguir dizer o nome Slavchev foi um passo que me demorou apenas alguns dias. Deixo desde já um obrigado ao Wolfswinkel por ter tornado qualquer outro nome fácil de pronunciar e se fosse hoje, Andrzej Juskowiak pareceria nome de jogador formado dentro de portas com pais tugas ao nível de um José, um Manuel ou um Paulo português.

Slavchev pode muito bem fazer a posição do William mas não quero com isto dizer que podem levar o português porque já não precisamos dele. Muito pelo contrário, um jogador desconhecido aos olhos de quem não pesquisasse por ele há umas épocas, a ascensão meteórica mesmo sem ter demostrado a nível europeu faz nos pensar que não deve haver equipa no mundo que não apostasse nos seus furtos de bola, ganhos de posição em que o adversário mais parece que tem de ir dar a volta a uma rotunda ou visão ofensiva mesma atrás da linha do meio campo. Esperamos também isto do melhor desportista e jovem jogador da bulgária em 2013 mas não há jogadores iguais e quem sabe se o recente contratado Simeon não trará outras dinâmicas ao nosso sistema de jogo?!
Que é bom é mesmo e está comprovado e não iremos certamente perder identidade mesmo ficando sem alguns elementos tal como os milhares de rumores o apontam.

Agora é o Arsenal que vira atenções a Eric Dier. Tem uma forte margem de aprendizagem e face ao envelhecimento da defesa dos gunners é hipótese viável. Se calhar não faria grande diferença ao Sporting em termos de objectivos visto não ter sido regular a sua utilização titular nos jogos da última época mas será mais um da casa a rumar para outras paragens? Há ainda o Maurício, o Rojo, o Paulo Oliveira e companhia mas o Liverpool que já namorava o defesa argentino há uns tempos valentes vê-se agora acompanhado pelo Barcelona além dos que já se tinham metido na conversa. Pois, o Marcos também é forte hipótese para os catalães.

Leonardo Jardim chama Capel para o Mónaco! Esta foi outra que li. Se deixou metade do coração em Sevilha o espanhol não poupa a outra metade para a tatuar com um leão. Há um factor de forte mudança que se viveu ao longo da época quando rodámos ocasionalmente os jogadores das nossas alas o que não nos fez casar com um só nome, excepção feita ao Mané que foi jogar para o meio, mas será benéfico este divórcio com Diego?
Podemos também falar ainda de mais um clube a assediar o Slimani visto que o Lille juntou-se à corrida pelo argelino. Pois... já são uns 3 ou 4 agora.

Sumário: Se fosse verdade tudo o que a imprensa vomita o passivo do Sporting já estaria liquidado umas 2 ou 3 vezes. O adepto não gosta de se ver privado dos jogadores porque por mil ou por 10 mil, nada nos cai no bolso ao fim do mês. Se a direcção achar por bem que o negócio é vantajoso a massa associativa acabará por se ajustar à ideia mas as cadelas apressadas parem os cães cegos e continuo ainda a achar que vender o João Pereira antes do Europeu em 2012 por 3.68M€ ao Valência poderia ter rendido mais se fosse um mês mais tarde. Com tanta notícia agora imagino então no final do Campeonato do Mundo.

Estamos preparados para perder jogadores mas as cláusulas de rescisão têm de ser bem molestadas. É o bem comum do bom senso que Bruno de Carvalho e Augusto Inácio incutem ao mostrarem que não são só os jogadores que fintam e que a comunicação social é, agora, a última a chegar às boas novas sportinguistas...

Qualquer dia os jornais dizem que o Sporting também tem os adeptos a serem cobiçados. Por falar nisso, lembro-me de há uns tempos ser presenteado por um simpatizante que referiu num blogue verde e branco os adeptos do mítico St. Etienne. Não quero influenciar ninguém para o suicídio quando ainda não temos o fosso fechado mas...

E se levássemos um kit de sobrevivência para o estádio e fizessemos isto em cada golo?!

Verde, logo existo