cristiano-ronaldo

Afinal, quanto vale uma Bola de Ouro?!

por 22 de Janeiro de 2014Os textos do Damas0 Comentários

Sobrenatural, um Deus do Futebol, a Máquina! Todos o conhecemos, ora por cromos, ora por posters, ora por pesquisas rápidas na Internet. O Óscar do futebol, mais uma vez, mais que justíssimo, é nosso.

Seremos egoístas a dizer que é nosso? Claro. Falamos de nós Portugal.
Sentimos orgulho de dizer que é nosso? Sim, ainda mais sendo sportinguistas.

O que recebemos com a coroação do Cristiano Ronaldo? Tudo. Tudo pelo qual existimos! A par de Ajax, Partizan e Barcelona a academia do Sporting é considerada das melhores da Europa (e claro, do mundo) em termos de formação. Seguimos o exemplo do Ronaldo mas como tantos outros jogadores formados no clube e que actuam nos principais campeonatos europeus a nossa escola é toda ela uma mina de talentos apetecíveis dada a imensa procura de jogadores completos, com grande margem de progressão, cada vez mais exigente num desporto em grande expansão qualitativa.

Mais importante que dar um exemplo externo é transformá-lo em valores intrínsecos. Uma academia de excelência não se pode sustentar com "ses". Cada talento que treina todos os dias sabe que o objectivo hoje é concreto. A "máquina" fez-se aqui, treinou-se aqui, chorou de saudades aqui e soube levantar a cabeça sempre que o esforço apenas pedia uma pausa.

"- Foi aqui mesmo neste espaço jovem leão. Do Mané, ao William, ao Dier, ao Adrien e ao André, o caminho que te damos é igual, vais ter portas diferentes que vão dar ao mesmo topo. A chave só tu é que a tens, chama-se trabalho. Como olhas para estes jogadores eles olharam já para outros! Sim, falo-te do Ronaldo, falo-te do Figo, falo-te do Simão, gastaria milhares de nomes. Também eles viram outras luzes e também alguém um dia as verá com o teu nome! Mais do que um processo chamamos a isto progresso!
Nesse dia, tal como a Bola de Ouro, agradecerás ao Sporting Clube de Portugal da mesma maneira que a família sportinguista te agradecerá a ti! Com empatia e orgulho. Se vais ser como eles, só o teu caminho o dirá. A garantia que te damos é que um dia... eles já foram como tu."

CR7 é rei mais uma vez. O mundo presenciou, aplaudiu e viu uma meta alcançada com inteira justiça. Cá dentro temos igual sentimento mas com um "boost" adicional. Todo o caminho, por mais difícil que pareça ser, é alcançável. Temos mais diamantes em bruto a serem trabalhados e, melhor que isso, a trabalharem-se com a imagem no pensamento de quem cá andou a fazer o mesmo.

Imaginamos o valor que um troféu de latão de 23 cm de diâmetro banhado a ouro fino tem actualmente no mercado mundial. De forma objectiva conseguimos obter um cálculo monetário da peça. Para o seu significado real podemos arriscar um número monstruoso... e mesmo assim vamos ficar com um resultado a pecar por escassez.

É cíclico! embora estejamos perante um dos únicos clubes no mundo que já formou mais do que uma bola de ouro, um leão nunca está saciado com aquilo que tem.