plantel

O nosso Sporting para 2013

por 2 de Janeiro de 2013Os textos do Damas0 Comentários

Ano após ano, fica vincado que o Sporting, mais propriamente quem o gere, gasta balúrdios em contratações, muitas vezes sem nexo e, na hora de vender, consegue fazer negócios que deixam qualquer pessoa estupefacta com os repetitivos fracassos.

Passados 6 meses, continuam à vista as asneiras do planeamento da época. Continua a faltar um defesa direito, um central, um número 10 e um ponta-de-lança.

No início da temporada, oferecem João Pereira ao Valência por cerca 3,5 milhões de euros e decidem presentear a Fiorentina, oferecendo o único numero 10 do plantel leonino por um preço de saldo a rondar os 3,1 milhões de euros. Este último, foi um negocio tão generoso que a Fiorentina “perdeu a cabeça” juntando a esta quantia mais 1,5 milhões dependendo – ou não – dos objectivos alcançados pelo clube de Florença na presente época. Os erros vão-se somando e seguindo época após época.

Como se não bastasse, há ainda as sucessivas vendas a preço de saldo nas épocas transactas. Falamos de: Miguel Veloso, Cristiano Ronaldo, João Montinho, Carlos Martins ou Varela. Cometemos – e parece que vamos voltar a cometer o erro de os vender a um rival. Pinto da Costa, apesar de Corrupto, é um homem a quem reconhecemos imensa sabedoria nestas lides futebolísticas, e aproveita, mais uma vez, para tentar levar o jogador com mais e melhor qualidade do plantel. No Sporting, Izmailov não rende devido às constantes lesões.  São quatro anos continuamente interrompidos por paragens sempre prolongadas. E, se no Porto jogar com frequência e sem paragens, algo de estranho se passou com este atleta que recebeu o ordenado durante os mais de 48 meses em que esteve em Alvalade. Somos a favor da venda do Czar, mas, não pode ser para a Rússia?


Gelson Fernandes saiu para a Suiça. Antes, passou por Alvalade e relegou Daniel Carriço para última opção, tanto na defesa como no meio-campo.


Vende-se pouco e vende-se mal. 750 mil euros foi o que saiu do bolso do Reading por Daniel Carriço. Mais um negócio frouxo e típico de uma estrutura fraca e sem poder de negociação. Carriço está longe de ser o central ou o trinco que o Sporting precisa, mas é um grande Sportinguista. Sabemos bem que isso não é um motivo para estar no plantel, mas Carriço não é melhor que Xandão? Ou que Boulahrouz? Ou que Gelson Fernandes?

O Sporting nunca mostrou vontade em renovar com um homem que foi capitão desde os infantis até aos seniores do clube. Pior, voltou a tratar mal e desprezar um homem da casa que certamente era uma mais valia no balneário.  Daniel Carriço tinha a nossa identidade e será sempre um dos nossos.


Assim, nesta roda viva do entra e sai, fica a opinião d´As Redes do Damas para o plantel do Sporting em 2013.

Os guarda-redes continuariam a ser: Rui Patricio, Marcelo Boeck e Victor Golas. Na defesa, faríamos regressar Onyewu e Eric Dier passava a jogar na posição em que mais rende. Deixaríamos Rojo, que ainda poderá mostrar qualquer coisa, e que também pode jogar na ala esquerda. Pedro Mendes e Tobias Figueiredo serviriam de pronto socorro, caso fosse necessário. O Sporting precisa urgentemente de um central experiente e de qualidade inquestionável.
No meio campo ficariam: Rinaudo e Zezinho, Schaarrs, André Martins, João Mário, Adrien e Labyad. Neste meio campo, é ainda fundamental a contratação de um numero 10.No ataque, Capel, Viola e Carrillo são para manter, com este último a ter de sentir mais a camisola que veste, e Ricardo Esgaio e Bruma subiriam ao plantel principal.
Para ponta de lança, Ricky, Betinho, a aposta na contratação de Ghillas e no regresso de Wilson Eduardo. Neste plantel de 2013, não entrariam jogadores como: Boulahrouz, Xandinho, Elias, Pranjic, Izmailov e Jeffrén.

Assim, este seria, para as Redes do Damas, o plantel principal do Sporting para 2013:

GR: R.Patrício, Marcelo e Golas
DD: Contratação, Cédric e Arias
DE: Insúa e Rojo
DC: Onyewu, Nuno Reis, Dier, Rojo, Contratação, Tobias e Pedro Mendes
MD: Fito e Zezinho
MC: Schaars, João Mário, Adrien
MO: Contratação, Zaka, André Martins
EX: Capel, Carrillo, Viola, Wilson Eduardo, Esgaio e Bruma
PL: Ricky, Viola, Ghillas, Betinho e Rubio